Lidar com criança não é fácil. Exige muito jogo de cintura, amor e, sobretudo, precaução. Contudo, é preciso medir a intensidade desta proteção. Muitas vezes, na intenção de afastar o perigo, acabamos impedindo certos aprendizados. A tesoura, por exemplo, em vez de assumir o papel de vilã pode ser uma importante aliada no desenvolvimento da coordenação motora fina das crianças.
Ao desenvolver os músculos menores do corpo, é possível realizar movimentos mais delicados e precisos. Além disso, o uso da tesoura aprimora uma série de habilidades motoras e cognitivas, como estabilidade postural, percepção visual, coordenação visomotora, integração bilateral, orientação espacial, consciência corporal, força muscular, entre outras.
Contudo, o manuseio da tesoura precisa respeitar o momento e a idade da criança. A Leo&Leo possui diversas linhas para acompanhar seu(sua) filho(a) durante a vida escolar.
Entre 2 e 3 anos, a criança já pode começar a utilizar a tesoura escolar nas atividades. Uma boa ideia é iniciar pela tesoura plástica da Leo&Leo, com cabo e lâmina em resina termoplástica e ponta arrendondada.
Entre 3 e 4 anos, a criança adquire alguma precisão e já consegue fazer cortes em linha reta. Nessa fase, pode-se começar a praticar novos movimento, tais como as curvas, pois suas habilidades já permitem usar a mão auxiliar para girar o papel.
A partir dos 5 anos, a criança consegue cortar formas geométricas e seguir contornos mais complexos. Para esta faixa etária, a Leo&Leo possui as tesouras escolar black, e plus, ambas com ponta arredondada e escala de 5cm impressa na ponta. A tesoura escolar soft, além do corte macio, possui cabo emborrachado e encaixe para três dedos. A linha performance possui um formato que facilita o encaixe dos dedos tanto para as crianças destras quanto as canhotas, aumentando o desempenho e facilitando o trabalho. Para tarefas especiais, a novidade é a tesoura de picotar, com formatos diferenciados de corte.
Ao inserir o
uso da tesoura nas atividades é sempre importante explicar que trata-se de um
utensílio que deve ser usado com cuidado e atenção. Quer uma dica? Reforce as
instruções e insista na utilização da tesoura sempre com a supervisão de um
adulto. Agora é
mandar ver na criatividade. Boa diversão!