Quando a criança começa a escrever letras de verdade, o mais importante é deixá-la aprender no ritmo dela.
Alunos em idade pré-escolar que são forçados a ler e a escrever antes de estarem prontos acabam apresentando dificuldades no futuro. E vocês, papai e mamãe, precisam estar atentos para apoiá-los e, sobretudo, estimulá-los.
Nós, da Leo&Leo, preparamos algumas dicas para ajudar vocês nesta fase tão especial.
1. Leia e fale com seu(sua) filho(a) o máximo possível
Quanto mais palavras a criança ouvir, mais o cérebro dela irá se desenvolver, o que beneficiará as suas habilidades de comunicação, incluindo a escrita.
2. Fique atento ao desenvolvimento da criança
Cada criança se desenvolve de um jeito diferente, mas se seu filho não tiver começado a rabiscar quando tiver cerca de 1 ano e meio, fale sobre isso com o pediatra.
3. Estimule novas habilidades
Você sabia que existem diferentes tipos de ‘inteligência’? Por exemplo: musical, artística, matemática, emocional, etc. Quanto mais você estimular, mais possibilidades para a criança.
4. Não faça comparações
A tendência dos pais é sempre procurar comparar seus filhos com outras crianças ou padrões pré-estabelecidos, e isso não é conveniente. Cada criança tem sua habilidade. Valorize o que ela tem de melhor e ajude nas dificuldades.
Por fim, tenha o hábito de vincular a compra de um material escolar a uma recompensa. Por exemplo: se a criança vencer alguma dificuldade na escola, presenteie-a com um kit de lápis. Assim, ela será estimulada a novas conquistas.
Quer algumas sugestões? Dá uma espiadinha no nosso site. Você vai encontrar muitas ideias criativas de materiais escolares para as crianças.